Bolsas Estudantis


BOLSA DE EXTENSÃO 

A seleção do Bolsista de Extensão para atuar no PROEXT é de responsabilidade do Coordenador do Programa/Projeto. Após a seleção, o Coordenador deverá encaminhar à PROCEA toda a documentação exigida. Para maiores informações, confira a documentação abaixo:

 

Orientações para o cadastro de Bolsistas de Extensão 

Memorando para encaminhar bolsista 

Formulário cadastro bolsista 

Termo de Compromisso do Bolsista 

Plano de Trabalho do Bolsista 

Controle frequência

 

BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 

O programa de Bolsas de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tem como finalidade a concessão de bolsas com vistas a promoção das atividades de cultura e extensão, em articulação com o ensino e pesquisa. Princípio básico a concessão de bolsas e auxílios a estudatantes de cursos de graduação, na perspectiva de inclusão social como meio de contribuir para a permanência dos discentes na Universidade e com vistas a possibilitar vivências e construção de aprendizagens significativas referentes ao ensino, extensão e cultura, em articulação com a pesquisa. 

Confira aqui a resolução n.º 120 CONSAD, de 14 de Abril de 2014. 

 

FORMULÁRIOS DE CADASTRO DE BOLSISTAS - 2018

ANEXO II - RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS DOS ALUNOS QUE RECEBERÃO BOLSAS DE EXTENSÃO/CULTURA NA MODALIDADE AÇÃO AFIRMATIVA

ANEXO III - FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE INTEGRANTES DE GRUPO FAMILIAR QUE PARTILHAM DA MESMA RENDA

ANEXO V - DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA

ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE RENDA PARA TRABALHADORES AUTÔNOMOS

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO

PLANO DE TRABALHO DE BOLSISTA

TERMO DE COMPROMISSO DE BOLSISTA

 

BOLSA DE MONITORIA ACADÊMICA

 

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 

O Programa de Monitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, tem o objetivo de preparar o discente para a atividade docente, mesmo nos cursos com grau de bacharelado, e promover melhoria na qualidade de ensino da graduação, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento, sob a orientação de um docente responsável pela disciplina na qual o discente for monitor.  

 

UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/UNIR, através da Coordenação de Programas da Diretoria de Regulação Acadêmica - DRA. 

 

LEGISLAÇÃO: Resolução nº 388/CONSEA, de 09 de abril de 2015. REQUISITOS: Disponibilidade orçamentária anual para o Programa de Monitoria Acadêmica. 1- A função do monitor será exercida por discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UNIR classificados em processo seletivo realizado pelo Departamento Acadêmico preferencialmente a que se vincule a disciplina ou disciplinas objeto(s) da seleção. 2- O Programa de Monitoria da Universidade abrangerá dois tipos de monitores: o remunerado e o voluntário: a) O monitor remunerado é aquele a quem será concedida a bolsa mensal, cujo valor terá como referência o valor pago pela Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq no ano de sua concessão, sendo vedadas alterações de valor no decorrer do exercício financeiro; b) O monitor voluntário é aquele que participa do Programa de Monitoria Acadêmica, mas não será remunerado, estando, entretanto, sujeitos às mesmas normas e deveres que o monitor remunerado. 3- As atividades do monitor não poderão coincidir com suas obrigações acadêmicas em função das disciplinas em que estiver matriculado ou com as obrigações das atividades externas à Universidade, podendo ser exercidas no período matutino, vespertino ou noturno, conforme Plano de Trabalho definido pelo Professor Orientador. 4- A seleção de monitores será realizada anualmente em prazo previsto no Calendário Acadêmico e terá validade conforme Plano Anual de Monitoria, somente para os Departamentos adimplentes com o Programa de Monitoria. 

 

PROCEDIMENTOS 

1. A PROGRAD, em parceria com a PROPLAN, elabora o plano anual do Programa de Monitoria estabelecendo o número de bolsas por Departamento, de acordo com a previsão orçamentária anual. 

2. A PROGRAD divulga aos Departamentos o “edital modelo” e o Cronograma da Monitoria a ser seguido durante o ano. 

3. Os Departamentos divulgam a abertura do processo seletivo através de Edital afixado em local apropriado e no site do Departamento, pelo prazo mínimo de dez (10) dias antes do início das provas. 

4. Os Departamentos realizam o processo seletivo e divulgam os resultados finais, sempre de acordo com o cronograma. 

5. Os Departamentos, após resultado final, encaminham à PROGRAD/Coordenação de Programas, a documentação dos discentes selecionados, quais sejam: Comprovante de residência, Comprovante de conta-corrente (não pode ser poupança), Registro de monitor (formulário 4 da Resolução nº 388/2015), Termo de compromisso, RG, CPF, Atestado de matrícula atual, histórico escolar atualizado, currículo Lattes atualizado, Declaração de disponibilidade de tempo para exercer a Monitoria (formulário 5), Declaração de não acúmulo de bolsa (formulário 6), Plano de Trabalho (formulário 3, elaborado pelo professor-orientador), Ata do Departamento ou Comissão homologando o resultado final da seleção, Lista de checagem devidamente preenchida, Planilha preenchida com os dados dos discentes (esta última para o email programas.prograd@unir.br). 

6. A Coordenação de Programas organiza a documentação recebida na PROGRAD e encaminha à presidente da Comissão de Monitoria; 

7. A Comissão de Monitoria analisa a documentação recebida, divulga o resultado parcial, caso haja documentos pendentes e solicita aos Departamentos que apresentem os respectivos documentos. 

8. Após ajustadas as pendências, a PROGRAD divulga o resultado final através da Comissão de Monitoria/PROGRAD. 

9. O início das atividades será de acordo com o cronograma do Programa de Monitoria; 

10. Mensalmente, o Professor Orientador e o monitor assinam o registro de frequência e relatório de atividade mensal e entregam ao Departamento; 

11. O chefe de Departamento assina e envia à PROGRAD a folha de frequência e relatório dos monitores, até o terceiro dia útil do mês, via e-mail e memorando. 

12. A PROGRAD encaminha relação dos monitores remunerados à PROPLAN para procedimentos quanto ao pagamento. As frequências são arquivadas e, posteriormente, servirão para contabilizar as horas para o certificado; 

13. Ao término das atividades, deverão ser entregues à PROGRAD o Relatório Final do Monitor (assinado pelo aluno, orientador e chefe de departamento) e o Relatório de Avaliação do Professor Orientador. 

14. A PROGRAD emite certificado aos monitores que cumprirem os seguintes requisitos: 

 Solicitação do certificado através do formulário 13 da Resolução 388/CONSEA; 

 Cumprimento de, no mínimo, 75% da frequência na Monitoria; 

 Apresentação de todas as frequências (formulário 07), relatórios de atividades mensais (formulário 08) e relatório final (formulário 09); 

 Avaliação final satisfatória do Professor Orientador (formulário 10); 

 No caso do não cumprimento dos 75%, será expedida pela PROGRAD declaração de participação no Programa de Monitoria Acadêmica.